sexta-feira, 26 de março de 2021

Biografia de Hermeto José Pinto Bermudes

Nascido em 5 de janeiro de 1945, filho de Gabriel Vijande Bermudez e de Alaís Pinto Bermudes. - 6° filho de uma família de 12 irmãos homens. Alfabetizou-se com sua mãe, em casa, onde desenvolveu aprendizado correspondente ao 1º ano primário. Cursou o 2º ano primário na escola (grupo escolar) Romagueira Corrêa, prédio antigo, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Dai em diante, transferio-se para o colégio Santana, onde concluio o Curso Primário, Ginasial e científico. Durante sua permanência no curso secundário, foi aluno exemplare e destacado, demonstrando desde então uma forte personalidade e uma profunda queda pelos assuntos coletivos. -Nesta atividade presidiu o Grenio Estudantil Horto Santana (GEHSA), que reunia os alunos da Escola Normal N.Sª do Horto e do Colégio Santana, nesta condição fez parte da comissão municipal reorganizou a UEU e foi seu presidente. - seguindo sua vocação, e, tendo concluído seus estudos secundários em Uruguaiana, partio para Porto Alegre, onde presto concurso vestibular para a Faculdade de Direito da PUC, sendo aprovado com distinção. - concluíu o curso de direito em 1967 na mesma Faculdade, tendo como paraninfo o ex-governador da Guanabara Carlos Lacerda. Enquanto realisava seu curso unoversitário, desempenho na secretária de seguraça Pública do RGS o cargo de Oficial de Gabinete do Secretário de Segurança Dr. Poty Medeiros, Léo Ecthgoi e de seu irmão Washington Bermudez. Concluíu o curso superior, e retornou a Uruguaiana, para exercer advocacia, onde junto ao brilhante Dr. Jorge Pouey de Oliveira, advogado de escol em nossa comarca, atuou como profissional de remomado talento. -juntamente com a atividade profissional, desenvolveu intensa atividade política, tendo por duas vezes sido eleito vereador. Foi lider da bacada de seu partido e presidente da Camara Municipal de Uruguaiana, em 1974, concorreu a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, tendo tido expressiva votação em todo o estado, sem entretanto ter sido eleito, mereceu por sua votação e por sua atuação política, ocupar a Diretoria Administrativa da CRT. Possuia na época 28 anos. Em função do convite transferio sua residência para a cidade de Porto Alegre, onde desempenhou esta função de fora exemplar, sendo por isso, convidado pelo mesmo governador a assumir uma Diretoria da Caixa Econômica Estadual do RGS em 1977. Estava no exercício desta função, em acidente automobilistico, no dia 23 de dezembro de 1977, veio a falecer, juntamente com a sua espôsa, Msria Cândida Sanchotene de Bermudez e seu filhpo Lucas Felipe. Com sua morte deixo orfã uma filha Laís Maria.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, Comunidade HB!

Muito legal poder conhecer um pouco da história de vocês! Já estou no aguardo de novas postagens!
Sou profe no Paulo Freire e no Elisa!
Também estou criando um blog com @s alun@s! Depois envio o endereço, pois ainda estamos no início...
O mais importante de tudo isso: estamos construindo espaços de diálogo, para dizer ao mundo a nossas histórias, "botar a boca no trombone"!
Andréia: nós vamos dominar o mundo! rsrssrsrs (é só uma brincadeirinha... a Andreia explica ou vão até este endereço:
http://ufabloguei.blogspot.com/2009_03_24_archive.html)!

Detalhe: o slide ficou muito tri!!!

Me sinto meio mãe (ou vó?!)do HB Blogando!!!

Abraços!

Unknown disse...

NÓS ACHAMOS A ESCOLA HB UMA ESCOLA COMPLETA PORQUE NELA TEM TUDO O QUE UM ALUNO PRECISA, AQUI TEMOS PROFESSORES QUALIFICADOS E SEMPRE ENSINANDO O MELHOR PARA TODOS.

Unknown disse...

NOS ACHAMOS ESSE ESPACO MUITO LEGAL SABER QUE A ESCOLA ESTA SEMPRE REUNIDA SEMPRE
COM GARRA E COM FORCA;

Unknown disse...

Eu gotos dos jogos e festas.

sim disse...

Mas bah esse trabalho esta cheui de bola muito bom mesmo..
parabens hb minha escola querida.

Anônimo disse...

O que é química ?

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.

A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.

Nome : Biianca E Caarol T :81 ♥

Anônimo disse...

A Quimica esta sempre presente todos os dias de nossas vidas.sem a quimica não poderiamos fazer descobertas da historia