A escola estadual Jose Hermeto Pinto Bermudez funciona a 34 anos; através de uma reflexão critica oportuniza ao educando uma vivência democrática, participativa, autônoma e solidária, buscando a construção de uma educação libertadora, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humanista.
A escola tem como diretora a professora Rosimere Gonçalves Timm e como vices-diretoras as professoras: Kátia Cristne Muths Bibiano, Sandrali Belmude Bitencourt e Aldriane da Silva Bilhalba.
No turno da noite a escola desenvolve curso de Educação de Jovens e Adultos- EJA para oportunizar as pessoa que não tiveram acesso à escola na idade própria, concluírem seus estudos.
O CPM da escola tem como presidente a senhora Nara Rosane Rios Lenguiça. O conselho escolar é representado por professores, funcionários, alunos e pais tendo como presidente a professora Nilbia Cilene Costa da Cruz. Neste ano a escola conta com 1278 alunos, distribuídos em três turnos. Em primeiro de abril ( aniversário da escola) foi inaugurada pela a sala de aula digital contando com 20 computadores: O seu uso esta sob a coordenação individual de cada professor com seus alunos.
A banda Pixinguinha com 52 participantes é coordenada pelo senhor José Daniel Duzac Cardoso, tendo como instrutor Paulo Sergio Freitas tem por objetivo incentivar os alunos para a música, tornando-os mensageiros pelo equilíbrio de suas atividades e demonstração de disciplina, outro objetivo importante é mantê-los mais tempo na escola afastando-os dos perigos e da marginalidade.
Projeto Feliz Cidade: o projeto é desenvolvido a dezessete anos através da parceria entre a escola estadual de ensino fundamenta Hermeto José Pinto Bermudez e a instituição da comunidade –Rotary Clube Uruguaiana Sudeste cujo o presidente e o senhor Rogério Antunes. O Projeto Feliz Cidade é uma experiência de inclusão social que prioriza o atendimento das crianças e adolescentes em desvantagens social, tendo como marco referencial desenvolver ações educativas que considerem as diferenças sociais, culturais e emocionais de crianças e jovens: atendam as necessidades educacionais de cada aluno e que promovam a cidadania e a inclusão social. Os alunos passam o dia na escola, estudam em um turno e desenvolvem oficinas no turno inverso, os trabalhos dos alunos são vendidos em feiras realizadas no calçadão cuja a verba é convertida para os próprios alunos. Através deste projeto a escola destacou-se a nível nasional recebendo do governo do estado o selo de escola solidária 2007.
Em outubro temos as Hbiadas (Olimpíadas do HB) a qual é realizada desde 1982, oportunizando a descoberta de novos talentos para o esporte.
Paralelamente as Hbiadas acontece a Jornadinha Artístico Literária visando a integração e engajamento de todas as disciplinas, estudantes e comunidade escolar, dando incentivo a criação literária e artística, o debate, a troca de experiência, o pensar critico e a difusão de idéias e modos de ensinar e aprender.
6 comentários:
Nós adoramos saber que nossa escola tem uma história tão bonita assim.
A nossa escola e uma das melhores escola de uruguaiana
olha a comunidade Hb na rede!!!!!!!!!!
Parabéns pela iniciativa e que este BLOG siga contando e fazendo história no HB!!!!
Sucesso pra todos!
Um abraços aos colegas de REDE (Estadual) e de REDE (www)!!!!
A gente vai se falando!
Valeu, sucesso a todos os participantes deste blog!!!
Postar um comentário